Lançamento Documentário CAMINHOS DO SAKE 

 O Sake na Cultura Pop e o Gourmet Mangá 

Guilherme Petreca é quadrinista e diretor de arte em projetos de animação.
Como quadrinista publicou “Galho Seco”, “Carnaval de Meus Demônios”, “Ye”, “Superpunk” e “Ogiva”.
Seu trabalho em Ye lhe rendeu o prêmio “Melhor Ilustrador Nacional” no Troféu HqMix em 2017 e a medalha de prata no 13º Japan International Manga Awards. Em animação, trabalhou no longa metragem “Uma História de Amor e Fúria”, “Dino Aventuras” e diversas séries e filmes em produção.
Carlos Hideaki Fujinaga é Diretor Cultural da Aliança Cultural Brasil-Japão. Formado em Psicologia, no momento atua como intérprete JP-PT. Vinculado à diversos projetos culturais em parceria com instituições independentes de teatro nô, cultura pop, gastronomia, etc, e projetos ligados a educação das crianças retornadas do Japão.
Ambos estão iniciando o projeto “MoguMogu”, um Gourmet Mangá brasileiro (quadrinhos focado em gastronomia). Mogu Mogu é uma onomatopeia que lembra o som que fazemos com a boca ao comer, muito utilizada nos mangás (quadrinhos japoneses).

 Sake Fora do Circuito de Restaurantes Japoneses (Leo/Lais – Oteque, Gabrielli Fleming – Cepa, Bruno Bertoli – Beverino e Andréa Machado) 

Mesa Redonda – O Sake Fora do Circuito de Restaurantes Japoneses

Ao redor do mundo, restaurantes das mais diversas culinárias, não japonesas, passaram a incluir em suas cartas o sake. No Brasil, isso também vem acontecendo em restaurantes inovadores e premiados, como o Oteque e o Cepa, representados por seus Sommeliers nessa mesa redonda. Com a mediação de Andréa Machado, essa é uma grande oportunidade para entender o potencial do sake na harmonização com as mais diversas culinárias e como esses restaurantes estão vivenciando essa tendência, que tem tudo para crescer por aqui.

Os Debatedores

Leonardo Silveira e Laís Aoki são, respectivamente, Head Sommelier e Sommelière do premiado restaurante Oteque, no Rio de Janeiro, com duas estrelas Michelin.

Gabrielli Flemming é proprietária e Sommelière do restaurante Cepa, em São Paulo, Bib Gourmand do Guia Michelin.

Andréa Machado é Sommelière e educadora de sakes e vinhos.

 Os Bares e a Coquetelaria no Japão e os Sakes (Ricardo Miyazaki – The Punch Bar) 

Os Bares de Coquetelaria no Japão e os Sakes

Nessa painel, Ricardo Miyazaki, proprietário e bartender do The Punch Bar vai falar sobre a escola japonesa de coquetelaria, contando sobre o cenário dos bares de coquetéis no Japão e como tudo isso influencia seus drinks autorais em seu bar. Também irá preparar alguns coquetéis com o sake, a bebida símbolo do Japão. Kampai!

Ricardo Miyazaki (@thepunchsp)

Ricardo é proprietário do The Punch Bar em São Paulo, um bar ao estilo da escola japonesa de coquetelaria. Com visual moderno mas aconchegante, o bar já conquistou, em pouco tempo, uma clientela fiel, à procura de coquetéis impecáveis, incluindo os feitos com sake.

 As Muitas Faces do Sake (Ken Mizumoto – Izakaya Yorimichi, Alberto Landgraf – Oteque e Fabio Ota) 

Mesa Redonda – Do Bar ao Restaurante Estrelado – As Muitas Faces do Sake

O sake é a bebida símbolo do Japão. Mas o que isso quer dizer no dia a dia dos consumidores daquele país? Em que situações o sake é consumido por lá, seja em bares, seja em restaurantes? E por aqui no Brasil? Quais as tendências de lá que podem vir para o Brasil. Nessa mesa redonda, você poderá conhecer as mais variadas formas de apreciar o sake, desde o bar até o mais estrelado dos restaurantes, com especialistas no assunto e com muita experiência em beber no Japão.

Os Debatedores

Alberto Landgraf é proprietário e Chef do restaurante Oteque, no Rio de Janeiro, restaurante premiado e com duas estrelas Michelin, e que serve sake em seu menu harmonizado.

Ken Mizumoto é Chef do Restaurante Shinzushi, um dos mais tradicionais restaurantes japoneses de São Paulo. É também proprietário do Izakaya Yorimichi, também em São Paulo.

Fabio Ota é Sommelier e educador de sakes, fundador do Mega Sake.

O joven chef Toshi Akuta de 29 anos, atua há 11 anos em cozinhas profissionais. Com passagens pelo D.O.M., Kinu, Izakaya Issa, Ban e Izakaya Matsu, se especializou em cozinha quente japonesa. É formado como Sake Expert pela JSA (Japan Sake Association) e esteve à frente do Izakaya Matsu por 5 anos. Hoje tem um restaurante especializado em sandos – sanduíches japoneses- a Amo Te Sando.

 Vanguarda do Sake na Coquetelaria (Danilo Nakamura e Andréa Machado) 

Vanguarda do Sake na Coquetelaria

Muitos brasileiros conhecem o sake como ingrediente da “caipirinha de sake” (ou “sakerinha”, “capisake” etc) e, nessa sessão, Danilo Nakamura quebra paradigmas e nos apresenta outros coquetéis com a bebida símbolo do Japão, explorando suas melhores características. Enquanto prepara coquetéis com algumas de suas mais criativas receitas envolvendo o sake, o papo irá rolar solto com a Andréa Machado, especialista na bebida.

Danilo Nakamura (@sucrilhos)

Roteirista, produtor, jornalista e colunista, Danilo é também consultor de bares e coquetelaria. Responsável pelas criativas cartas de coquetéis de diversos restaurantes e bares famosos, como Corrutela, A Casa do Porco e Hirá Ramen Izakaya. Comanda também lives muito concorridas e divertidas, direto do equipado bar de sua casa, geralmente nas madrugadas.

Andréa Machado (@andreamachadosomm)

Sommelière de sakes e vinhos, Andréa é certificada pela ABS-SP, WSET, Kikisake-shi (SSI), SSA, SEC e JSA. Além de educadora, Andréa trabalhou em restaurantes de diferentes estilos na capital paulista, inclusive o estrelado Kinoshita, além de ser reconhecida por seu trabalho com vinhos naturais na Wines4U e com sakes no Mega Sake.

 O Sake na Gastronomia Japonesa e Harmonizações (Telma Shiraishi) 

Além de harmonizar com os pratos da culinária japonesa, o sake pode entrar como ingrediente de diversos deles. Nessa aula, a premiada Chef Telma Shiraishi apresentará algumas receitas que levam sake e também falará dos fundamentos de harmonização de pratos da gastronomia japonesa e sakes.

Telma Shiraishi (@aizomerestaurante, @telmashiraishi)

Chef e proprietária do restaurante Aizome, com unidades nos Jardins e na Japan House em São Paulo, é a única brasileira e terceira mulher no mundo a receber o título de Embaixadora da Gastronomia Japonesa. Possui ainda diversas premiações como as de melhor restaurante japonês pelo júri especializado da Folha de S. Paulo em 2017, 2018 e 2019 e pela Veja SP, por duas vezes. Idealizadora do Movimento Água no Feijão, que forneceu 50 mil marmitas solidárias à comunidade carente durante o período da pandemia.

 Alta Gastronomia Japonesa e Sake (Edson Yamashita – Ryo) 

Além de mostrar seu conhecimento sobre a relação da alta gastronomia japonesa com o sake, Chef Edson irá nos apresentar receitas que levem a bebida como ingrediente ou que harmonizem com ela, se aproveitando de sua experiência no seu restaurante Ryo, onde os clientes podem apreciar uma sequência de sakes harmonizados com cada prato. Também irá passar toda sua experiência com o sake, adquirida desde seu aprendizado da culinária japonesa com Mestre Sawamoto no Japão.

Edson Yamashita (@ryogastronomia)

Edson é Chef e sócio do Ryo Gastronomia, restaurante japonês em São Paulo que recebeu recentemente sua segunda estrela Michelin, um reconhecimento por sua cozinha autoral, no conceito kaiseki, e por um nível de serviço elevadíssimo.

 Sakes Naturais (Andrea Machado) 

“Shizen-shu”, o saquê criado solto. Você sabe o que faz do saquê um natureba? Conheça tudo sobre os métodos de produção ancestrais, o cuidado impar com a origem das matérias primas, e outros fatores que resgatam o saquê na sua forma mais pura, nesse painel imperdível da Andréa Machado.

Andréa Machado (@andreamachadosomm)

Sommelière de sakes e vinhos, Andréa é certificada pela ABS-SP, WSET, SSI-Kikisake-shi, SSA, SEC e JSA. Além de educadora, Andréa trabalhou em restaurantes de diferentes estilos na capital paulista, inclusive o estrelado Kinoshita, além de ser reconhecida por seu trabalho com vinhos naturais na Wines4U e com sakes no Mega Sake.

 O Panorama Atual do Sake na Europa (Tony Yip) 

Na última década, a Europa passou a ser um mercado vibrante para o saquê, com restaurantes estrelados (não japoneses) aderindo ao sake em suas cartas e com a importação da bebida crescendo de forma vertiginosa (França, por exemplo, aumentou as importações em 200% na última década). Nessa aula do Prof. Tony, direto de Paris, vamos entender quais os estilos mais apreciados na Europa, como é o desafio de promover o sake em países tradicionalmente consumidores de vinho e qual é o futuro da bebida na região.

Tony Yip (@tony.m.t.yip)

Diretor da VSF Wine Education, escola e distribuidora com base em Londres, Tony é educador credenciado pela WSET e SSA. Com mais de seis certificações internacionais em saquê, entre elas o JSS Academy 2020, SSA Advanced Sake Sommelier e Kikisake-shi, Tony também é juiz recorrente em diversos concursos de saquê e vinho, como o “Kura Master”, “Concours des Vins de Chablis”, “Challenge Millésime Bio” e “Concours des Vins à Orange”, entre outros.